top of page

 O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda (MMTB-VR) participa da 20ª Semana Nacional de Museus, uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor de museus brasileiro e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

 

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus. Este ano o tema proposto é O PODER DOS MUSEUS. 


Desde sua fundação em 2012 o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda vem participando de todas as edições. Entre outras atrações, nesta Semana apresentamos a exposição MEMÓRIAS DA CIDADE DO AÇO, agora repaginada e virtual, reúne fotografias que são a memória do povo de Volta Redonda e através delas preservamos a história e o surgimento da cidade por meio da CSN e dos seus trabalhadores.

CAPA EXPOSIÇÃO MEMORIAS CIDADE DO AÇO site.jpg
Clube Foto FilatélicoCV  BRANCA.png
Museu da memóriaCV BRANCA.png

O Clube Foto Filatélico de Volta Redonda é uma instituição sem fins lucrativos, inaugurado no dia 31 de março de 1954, quatro meses antes da emancipação da própria cidade. Hoje, com 67 anos de história, já é conhecido e íntimo de todos da cidade, chamado apenas de “Clube Foto”, acumula as funções de associação cultural, ponto de cultura e, mais recentemente, de cineclube.

 

Em 2012 fundou e mantem desde então em suas dependências, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro - única instituição museológica da cidade. Reconhecida pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, mantêm acervo que preserva e difunde a história de transformação que o Brasil viveu com o seu ingresso no contexto da revolução industrial a partir da criação da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, que trouxe para o então distrito de Barra Mansa, Santo Antônio da Volta Redonda, milhares de trabalhadores de todas as partes do Brasil e do mundo, criando uma cultura ímpar. 

Siga nossas redes

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page